A Terra dos Sonhos tem a missão de promover a transformação das crenças e convições de crianças e jovens com doenças crónicas e de idosos ou comunidades carenciadas, no sentido de aumentar os seus níveis de autoconfiança, autoestima e otimismo. Para isso, a Terra dos Sonhos realiza os seus sonhos, com o intuito de transmitir uma mensagem de esperança na possibilidade de realização dos seus objetivos mais inspiradores, independentemente das circunstâncias em que se encontra, condicionamentos ou limitações. A superação da impossibilidade através da criação da possibilidade é o resultado final pretendido.

A associação realizou recentemente, entre 2010-2011, uma investigação científica no departamento de Research & Development, que permitiu analisar, através de indicadores teóricos, metodológicos e científicos, o impacto emocional da concretização do sonho em crianças e adolescentes com doenças crónicas graves e oncológicas, familiares e profissionais de saúde. Em suma, os principais resultados foram:

- Melhor apreciação da vida, do sentido e do significado da mesma;
- Forte motivação interior para concretizar novos sonhos;
- Significativo aumento na facilidade em enfrentar problemas;
- Aumento do poder pessoal para a mudança;
- Impacto na perceção de si próprio e da vida através de autoconfiança, autoeficácia e aumento da força interior;
- Aumento de compaixão por outras crianças doentes (vontade de fazer voluntariado);
- Reconhecimento da própria vulnerabilidade, aceitação da doença e utilização de suportes sociais;
- Importância de intervenção com o foco nas emoções positivas, regeneradoras do sofrimento.

Baseada neste estudo e nos seus benefícios ao nível emocional e motivacional que trazem às crianças, a Terra dos Sonhos desenvolveu unidades de cuidados intensivos de felicidade, para serem inseridos nas pediatrias dos hospitais, que visam sobretudo potenciar níveis de otimismo, esperança e resiliência, promover a saúde emocional, o bem-estar psicológico e a qualidade de vida, desenvolver a força pessoal e interior e trabalhar os objetivos pessoais da criança, ajudando-a a desenvolver um projeto de vida, independentemente da sua doença.


PROJETO – “UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS DE FELICIDADE”

As UCIF pretendem ser inseridas nos cuidados de saúde do sistema hospitalar e irão fornecer um conjunto de serviços de saúde emocional e psicológica, através de intervenções e ferramentas baseadas na psicologia positiva, com foco nas emoções positivas, na capacidade de resiliência e esperança, que permitirão transformar a vida das crianças doentes e do seu meio envolvente que visa criar um bem-estar psicológico e emocional contínuo no tempo. Numa 1ª fase, estas unidades serão inseridas nos serviços pediátricos dos hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo e na 2ª fase será feita uma replicação a nível nacional, mas a Terra dos Sonhos do apoio da sociedade para concretizar este projeto piloto e atingir os seus objetivos.

Destinatários: Este projeto é dirigido a crianças e jovens diagnosticadas com doenças crónicas graves, nos cuidados de saúde do sistema hospitalar, bem como suas famílias e profissionais de saúde.

Instituições

Associação Sorriso Solidário

Ver Contactos