PARCERIA CARTÃO SOLIDÁRIO E FÓRUM DO CONSUMO

POR UM CONSUMO CONSCIENTE E SOLIDÁRIO

Estudo e fomento do consumo consciente e socialmente responsável

O Fórum do Consumo e o Cartão Solidário, entidades que desenvolvem actividades relacionadas com o estudo e o fomento do consumo consciente e socialmente responsável, acordaram trabalhar em parceria, desenvolvendo iniciativas conjuntas nas áreas da comunicação e da formação.

Parceria Cartão Solidário e Fórum do Consumo

Na sociedade actual não nos apercebemos ou não queremos mesmo saber dos processos subjacentes a cada produto que consumimos e geralmente adoptamos uma atitude de indiferença em relação à forma como se produzem e comercializam os bens de consumo desde que consigamos possuí-los.

Uma sociedade líquida em estado gasoso de percepções evaporadas

Vivemos, como afirma Bauman, numa sociedade líquida, ou seja, aquela em que as condições de actuação dos seus membros mudam antes que as formas de actuar se consolidem pelo que olhamos o mundo e todos os seus aspectos como objectos de consumo e, ao mesmo tempo, respiramos, nas palavras de MIchaud, num estado gasoso de percepções evaporadas, de atmosferas sem contornos, da exaltação das percepções e do multissensorial.

Por isso, e em geral, não possuímos uma visão sistémica do consumo e consideramos os vulgares actos de consumo como individuais e egoístas, destinados apenas a suprir necessidades de diversa ordem.

Tal visão redentora não é a nossa e pretendemos trabalhar para elevar o consumo ao nível que ele justifica e merece como maior fenómeno económico da humanidade e motor inquestionável da economia e da qualidade de vida.

Os pequenos passos e a dinâmica do provisório

Não criámos o Fórum do Consumo e o Cartão Solidário para conquistar o mundo sem nos levantarmos da cama como diria Pessoa, mas acreditamos que podemos ter um papel importante no fomento do consumo consciente, responsável e solidário com a sabedoria dos pequenos passos e a dinâmica do provisório, num exercício conjunto de esperança para uma parceria de sucesso.

Mil quilómetros começam com um pequeno passo que foi agora dado.
Quem é que nos quer acompanhar neste longo caminho?

José Rousseau - Presidente do Fórum do Consumo

José Rousseau

Presidente do Fórum do Consumo

Miguel Mendes - Presidente do Cartão Solidário

Miguel Mendes

Presidente do Cartão Solidário

Instituições

Associação Sorriso Solidário

Ver Contactos